Quando utilizar a estratégia do brinde corporativo

Utilizar brindes corporativos como uma estratégia de marketing, seja interno ou externo, é uma prática interessante para qualquer tipo de empresa, entretanto, saber como utiliza-los pode ser um diferencial muito grande.

Clientes que consomem produtos de alto valor podem não dar muita atenção a uma caneta ou um calendário que recebem, afinal, estes itens podem possuir um baixo valor percebido pelo cliente.
 

 

Valor do brinde x valor percebido

Muitas vezes relacionamos a efetividade do brinde corporativo com o seu custo, porém, estas variáveis nem sempre são diretamente proporcionais. Isto porque o valor percebido pelo cliente pode ser muito diferente.

Em uma loja de artigos esportivos, dar um squeeze de presente para o cliente pode ser muito mais efetivo do que outro item mais caro, como um carregador portátil de celular.

O valor percebido pelo cliente está diretamente relacionado com o seu perfil, com as coisas que ele gosta de fazer e com os produtos que ele costuma consumir.

Estar ciente disso é muito importante para que a sua estratégia de brindes corporativos não falhe, mesmo que o investimento nos entregáveis seja alto.
 

Diferentes brindes para diferentes ocasiões

A circunstância em que o brinde é entregue ao público também faz total diferença. O objetivo da marca na ocasião e o poder de investimento da mesma estarão relacionados neste momento.

Mais a frente, descreveremos algumas situações e o que você deve entregar em cada uma delas, seja em eventos internos, externos, para clientes ou não-clientes.
 

Brindes corporativos em eventos internos

Valorizar a sua equipe é muito importante, afinal, é ela que faz a sua empresa funcionar e o seu faturamento acontecer. Os brindes corporativos são uma opção de reconhecimento ao time com baixo custo.

Além disso, entregar itens como canetas e calendários, que terão utilidade no dia-a-dia, pode ser uma estratégia de uniformização dos materiais da sua empresa, mostrando organização aos clientes que a visitam.

Outros brindes interessantes são aqueles que possuem maior visibilidade, como camisetas, mochilas e/ou chaveiros. Desta forma, sua equipe sairá às ruas com a sua marca estampada, aumentando o reconhecimento da sua empresa.
 

Brindes corporativos em eventos externos

É muito comum vermos empresas participantes de feiras e congressos entregarem brindes ao público participante. Neste caso, o objetivo é um só: espalhar a marca ao maior número de pessoas possível.

Para isso, são utilizados brindes de valor mais baixo, como canetas, botons ou adesivos. Tal prática é ideal pela facilidade de entrega durante o evento e pelo baixo custo de aquisição dos brindes.

Além disso, durante o evento, provavelmente a sua marca estará estampada em todos os lugares e será vista por, basicamente, todo o público presente.
 
 
Case de sucesso: brindes em eventos

Um excelente exemplo de sucesso de campanha de brindes em eventos foi o caso da Dinamize, empresa de marketing digital, que participava de um congresso junto a outros concorrentes.

Percebendo que o mercado caminhava para uma tendência de entregar sacolas para o público carregar seus brindes pelo evento, a Dinamize levou como brinde uma sacola diferente, pois esta poderia ser solta no chão e permanecia “em pé”.

Resultado? Todos os outros brindes recebidos, incluindo outras sacolas de concorrentes, iam parar dentro da sacola da Dinamize e esta tinha a marca estampada por todo o evento sem ser um patrocinador efetivo.
Quando usados de forma estratégica e com consciência, os brindes podem colocar a sua marca em evidência na mente das pessoas, mesmo que você não faça um alto investimento para isso.
 

Brindes corporativos para clientes especiais

Toda empresa possui um grupo de clientes que consome produtos de maior valor, ou então, clientes de maior porte, que representam uma boa porcentagem no faturamento.
Utilizar brindes corporativos com este segmento de clientes também é uma ótima opção, entretanto, a escolha do brinde merece cautela e deve ser estratégica.

Um cliente que investe mais tem a ciência da sua posição e sabe que merece um atendimento diferenciado. Acontece que muitas empresas não percebem isso, o que pode gerar, até mesmo, a perda deste cliente.

Valorize os seus brindes, encontre produtos que despertem um maior valor percebido pelo cliente. Você deve fazer os seus olhos brilharem ao abrirem a embalagem e verem que a sua marca os presenteou com tal item.

Lembre-se: nem sempre os brindes corporativos mais caros causarão essa sensação. Você deve conhecer o seu cliente e saber o que realmente faz a diferença na percepção dele, nunca na sua.
 

A efetividade dos brindes para as redes sociais

Se tem uma coisa que influencia as pessoas a tomarem decisões de compra, na atualidade, são as redes sociais. Diariamente passamos por promoções, ofertas e pessoas recomendando produtos.

Uma prática comum entre os influenciadores digitais é fazer “unboxing” (vídeos abrindo embalagens) de recebidos. Estes recebidos são, geralmente, uma série de presentes juntos de uma carta personalizada para o influenciador.

Entretanto, não são só os influenciadores que fazem isso. Hoje em dia, boa parte das pessoas, ao receberem um presente, publicam fotos nas redes sociais mostrando os recebidos, mesmo sem serem influenciadores.

O seu cliente poderá fazer o mesmo, incentive-o a publicar o brinde na sua rede social favorita e marcar a sua empresa, gerando ainda mais reconhecimento para a sua marca e um marketing 100% orgânico.
 

Case de sucesso: Dobra

Empresa gaúcha de carteiras e outros itens de papel, a Dobra trabalha incansavelmente na gestão da sua marca por meio de recomendação e compartilhamento dos seus clientes.

A prova disso são as dezenas de stories de clientes que são compartilhados diariamente na sua página do Instagram. Ao receberem os seus produtos, grande parte dos clientes vai às redes divulgar e marcar a marca.
Resultado? O alcance da marca aumenta de forma orgânica e os pequenos brindes que a Dobra envia junto com os seus produtos fazem com que seus clientes se apaixonem pela marca.
 

Conclusão

Quando bem utilizados, os brindes corporativos são um diferencial que proporciona uma experiência única ao seu cliente. Esta experiência fará com que ele volte a comprar e, além disso, recomende a sua marca a outras pessoas.
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