Como fidelizar clientes com brindes corporativos

Fidelizar clientes é um desafio diário para qualquer negócio que deseja alavancar as suas vendas e manter o crescimento da empresa. Naturalmente, uma empresa que fideliza clientes tem uma vida melhor no mercado.
Segundo o livro Marketing Metrics, clientes ativos possuem entre 60% a 70% de chances de adquirir um produto da sua marca. Todavia, pessoas que ainda não conhecem ou não consumiram a sua marca tem entre 5% e 20% de chance.
Tendo esses dados em mente, é claro que você vai querer que os seus clientes se tornem fiéis à sua marca, não é mesmo? Melhor do que apenas vender é vender novamente.
 
 

Por que fidelizar clientes?


Esta parece uma pergunta inocente, porém, a realidade é que existem muitos motivos para você querer fidelizar os seus clientes. Em um primeiro momento, pensamos apenas na venda, mas a fidelização vai além.
 
 

Vender de forma contínua


O primeiro ponto e o mais lembrado. Fidelizar um cliente quer dizer vender para ele de forma constante. Um cliente fiel é aquele que sempre volta e lembra da sua empresa a todo momento, tornando a sua marca a primeira opção.
Este tipo de cliente é importantíssimo para uma vida saudável do seu negócio. É ele quem garantirá o crescimento no faturamento e dará fôlego para você pensar em ações para adquirir novos consumidores.
 
 

Marketing orgânico (boca a boca)


Esta é, provavelmente, a melhor forma de fazer uma marca “cair na boca do povo”. O seu cliente satisfeito falará bem da sua marca para mais pessoas, essas pessoas reproduzirão e, assim, o seu negócio ficará ainda mais forte.
Um exemplo disso é o NuBank. Durante muito tempo, a startup do nicho financeiro não precisou investir em patrocínios nas suas estratégias. O marketing da empresa baseava-se na recomendação dos seus clientes.
O resultado disso? Os cartões “roxinhos” são extremamente populares no Brasil e a empresa é uma das maiores startups do país. Isso se deve ao fato de possuírem clientes fiéis e que recomendam o seu produto.
 
 

Economia e receita


Diversos estudos comprovam que vender para clientes ativos é 50% mais barato do que adquirir novos clientes. Esta estatística é facilmente detectável, tendo em vista que o cliente já conhece a sua empresa, o atendimento e o produto.
Além disso, se um cliente comprou e ficou satisfeito, aumentam as chances de o ticket médio das suas compras ser ainda maior. Uma prova disso é a Apple, que vende anualmente seus novos modelos para os já clientes da marca.
Provavelmente você já viu muito mais pessoas que fizeram o “upgrade” no seu iPhone do que novas pessoas que saíram de outras marcas para entrar no mundo da maçã.
 
 

Mas como fidelizar clientes com brindes corporativos?


Os brindes corporativos são uma ótima opção para as marcas que querem aumentar a percepção de valor na experiência do cliente com a sua marca, ou seja, entregar a mais do que o cliente espera, visando surpreendê-lo.
Dar um brinde vai além de entregar uma caneta ou um adesivo, é preciso se conectar com os clientes e entender que tipo de brinde fará sentido para o momento da compra.
Uma prática comum das lojas e marcas que estão mais antenadas no mercado é oferecer brindes de acordo com o segmento de produtos que o cliente consumiu.
Em uma loja de sofás, por que não presentear o seu cliente com uma almofada personalizada, com a logo da sua loja? A sua marca estará nos momentos em família e será sempre lembrada por todos que utilizarem o móvel.
 
 

Lembre-se do equilíbrio


O valor gasto com os brindes é diferente do valor percebido pelos seus clientes, portanto, mantenha um equilíbrio entre os dois pontos citados. Brindes de alto valor são úteis para fidelizar clientes que consomem mais.
São estes clientes que trarão maior faturamento, por isso, merecem recompensas melhores. Já para clientes menos dedicados, procure utilizar brindes mais simples como forma de recompensa.
 
 

Técnicas para detectar clientes fiéis


Existem várias formas de encontrar clientes que são fiéis e, mais que isso, são verdadeiros defensores da sua marca. Desde análise de vendas por cliente até pesquisas diretas com perguntas direcionadas.
 
 

Analise o seu relatório de vendas


Este é o primeiro passo, sem dúvidas. Um cliente fiel deve aparecer com maior constância no seu relatório de vendas. Entenda qual é o tempo médio que os clientes levam para comprar novamente e detecte os seus fiéis escudeiros.
 
 

Pergunte aos seus clientes


Realizar pesquisas é extremamente importante, afinal, ninguém vai te dar mais informações sobre a sua marca e a sua empresa do que o seu cliente. Um dos métodos mais utilizados é o NPS (Net Promoter Score).
O NPS busca entender a satisfação do seu cliente e, ao mesmo tempo, detectar o quando ele divulgaria e promoveria a sua marca. Basicamente, este formato de pesquisa se baseia em duas perguntas chave:
 
  1. Qual o seu nível de satisfação com o nosso produto/serviço? (0 a 10)
  2. Quanto você indicaria a nossa empresa para um familiar ou amigo? (0 a 10)
 
Notas entre 0 e 5 determinam que o cliente em questão é um detrator da sua marca, ou seja, ele falará mal da sua empresa para outras pessoas. Notas nesta categoria são preocupantes e merecem atenção.
Entre 6 e 7 estão os clientes passivos. Eles estão razoavelmente satisfeitos com o que você está entregando a eles, mas isso não é suficiente para ele recomendar e defender a sua marca.
Seus fãs estão nas notas maiores ou iguais a 8: os promotores. Estes clientes serão, provavelmente, fiéis à sua marca. Isto porque a sua experiência foi ótima e eles estão dispostos a recomendar a sua empresa para familiares e amigos.
 
 

Conclusão


É fato que os brindes promocionais são uma ótima pedida para fidelizar clientes. Entregar um pouco a mais do que o cliente espera gera uma experiência positiva e pode ser um fator chave para o retorno.
Se você busca brindes marcantes e que vão realmente fazer a diferença na sua estratégia de vendas, conheça a GoPromotion. Além de uma fornecedora de brindes, você encontrará uma empresa preocupada com o seu sucesso.
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