Como encantar o seu cliente?

Uma das partes mais importantes do seu negócio, sem dúvidas, é o seu cliente. Pode parecer até clichê, entretanto, algumas empresas acabam não dando valor e esquecem que encantar o seu cliente é a chave para o crescimento.
Todavia, apesar de ser um fator chave para o sucesso de um negócio, gerar encantamento naqueles que consomem o seu produto ou serviço nem sempre é uma tarefa fácil.
Se não forem executadas ações estratégicas e bem planejadas, você pode acabar desperdiçando esforço e recursos importantes que podem fazer falta a longo prazo.
Pensando nisso, preparamos um artigo que vai te mostrar o que você precisa fazer para criar ações de marketing que encantarão os seus clientes.
 

Marketing além da venda


Encantar o seu cliente é uma tarefa que vai muito além da venda. Quando falamos em ações de marketing, estamos nos referindo à trajetória completa, antes, durante e depois do momento em que o cliente adquire o produto.
Realize ações que o surpreendam, faça-o lembrar de cada momento, cada ponto de contato e cada experiência que a sua empresa proporcionou ao consumidor. Mas como fazer isso? Como surpreender?
Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer o seu cliente, depois planejar as ações, executá-las, fazer as vendas e, após isso, continuar surpreendendo no pós-venda.
Vamos analisar etapa por etapa, desde a atração de clientes, passando pela conquista dos mesmos e, por fim, a fidelização.
 

Conheça o seu cliente


Encantar o seu cliente depende do primeiro e mais importante fator: conhece-lo. Se você sabe com quem se comunica, quais são seus gostos, que tipo de conteúdo ele consome, será muito mais fácil impressioná-lo.
Algumas metodologias podem te ajudar a traçar esse perfil de cliente. Uma delas é a criação de uma buyer persona. A buyer persona é um estereótipo do seu cliente ideal, com todas as características de uma pessoa real.
Esta persona deve ter idade, hobbies, preocupações, desejos, sonhos, dores, tudo o que caracteriza um cliente real. Todas estas informações serão úteis para estreitar a comunicação com o público que consumirá o seu produto.
 

Como criar uma buyer persona?


Em um primeiro momento, defina as informações que deseja coletar do seu público. Estas informações serão utilizadas para direcionar as suas ações de captação de informações. Algumas informações podem ser:
 
  • idade;
  • profissão;
  • dores (relacionadas ao sue produto/serviço);
  • objetivos;
  • sonhos.
 
Uma prática comum na criação de uma buyer persona é dar um nome a ela. Isso facilitará a sua comunicação. Imagine que toda a sua estratégia de marketing será para conquistar uma única pessoa, não várias.
Pensar desta forma parece ser mais assertivo, não é? Se a sua persona for bem desenhada, suas ações de atração de clientes serão muito mais eficazes.
Todas as informações devem ser coletadas dos clientes que já consomem o seu produto/serviço. Realize pesquisas de satisfação, busque pelo comportamento dos seus clientes nas redes sociais e acompanhe o que eles gostam.
Assim, comunique-se com eles na linguagem que se comunicam. Fale sobre assuntos que eles gostam e, com isso, crie conexão com cada um dos seus adeptos.
 

Ações de atração de clientes


Tendo conhecimento sobre o seu perfil de clientes, fica muito mais fácil criar ações que serão atrativas. A utilização de brindes de forma estratégica pode ser uma excelente opção.
Imagine uma ação de uma loja de celulares que presenteia seus clientes com carregadores portáteis. Com a evolução da tecnologia e dos aplicativos, é sabido que as baterias tem uma duração menor do que modelos mais antigos.
Um brinde como este poderá ser um diferencial na hora da decisão de compra por parte do cliente, haja vista que tudo o que não queremos, atualmente, é ficar sem bateria em certas situações, não é mesmo?
 

Proporcione experiências


O mercado atual está completamente baseado em experiências. Os clientes não buscam apenas produtos, mas sim sensações únicas com cada compra. Desde o atendimento até a entrega, faça com que cada momento seja diferente.
Em um mundo cada vez mais corrido, onde as relações estão mais frias e menos duradouras, a proximidade e o contato humano podem ser diferenciais importantes que cativarão e muito os clientes.
Por isso, mantenha-se próximo de cada consumidor, mostre que ele é extremamente importante e a sua satisfação fará total diferença para a sua empresa. Ações como essa, que parecem simples, podem ser inesquecíveis.
 

Estimule os sentidos


Uma das melhores formas de proporcionar experiências aos seus clientes é ativando a sua memória sensorial. Seja com cheiro, com um brinde que tenha um sabor único ou um som característico.
Um ótimo exemplo de experiências sensoriais são as lojas, geralmente de roupas, que possuem uma fragrância exclusiva enviada junto com os produtos. O cheiro fará com que a marca seja lembrada por uma sensação positiva.

 

Valorize o pós-venda


Empresas que buscam encantar o seu cliente, mas o esquecem depois da compra aprovada, são mais comuns do que imaginamos. Melhor do que vender uma vez é vender várias vezes para o mesmo cliente.
Por isso, realize ações de pós-venda que mostrem a preocupação com o consumidor mesmo depois da venda ter sido efetuada. Faça contato, pergunte sobre a satisfação, sobre o serviço, o atendimento, etc.
Lembre-se do aniversário, envie sugestões de produtos relacionados ao que ele adquiriu, ou até mesmo dicas de como utilizar o produto adquirido da melhor forma.
Um excelente exemplo disso é o pós-venda da Amazon com os clientes que adquirem uma Echo Dot com Alexa. Semanalmente a gigante do varejo envia dicas de como utilizar o eletrônico da melhor forma possível.
 

A soma dos três fatores tem um resultado: encanto


Se o seu cliente for impactado positivamente nas três etapas do processo de compra, as chances de ele se tornar um fã da sua marca são muito maiores. Encantar o seu cliente nada mais é do que tornar ele um fã.
 

Conclusão


Conhecer o cliente, utilizar recursos para entregar mais do que apenas o produto comprado e lembrar do consumidor após a compra são fatores chave na hora de encantar o seu cliente.
A sua empresa já realiza ações nas três fases da jornada de compra do seu cliente? Qual resultado obteve disso? Deixe nos comentários o que você fez e qual foi o saldo das suas ações.
 
COMPARTILHAR|
ADICIONE UM COMENTÁRIO
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*