Brinde Promocional realmente funciona?

Provavelmente você já recebeu uma caneta, caneca ou um bloco de anotações de determinada empresa. Se você tem um negócio, também já pensou em utilizar essa estratégia, mas será que brinde promocional realmente funciona?
Os brindes promocionais são utilizados em grande escala no mercado nacional, sejam eles de menor valor, como canetas e canecas, ou de maior valor, como eletroportáteis, por exemplo.
Mas, com a popularização dessa estratégia e a utilização da mesma em infinitas situações, será que os clientes e/ou colaboradores de uma empresa ainda dão valor para os brindes promocionais?
Este artigo tem o objetivo de responder a essa pergunta e, além disso, te dar algumas dicas de como executar esta forma de aumento no engajamento interno e externo da sua empresa.
 
 

Brinde promocional funciona?

Dar brindes aos seus funcionários em um evento de fim de ano, ou aos participantes de um evento são estratégias úteis para o seu negócio? De que forma as pessoas que recebem esses brindes podem ser impactadas?
Essas são perguntas recorrentes, entretanto, as respostas são mais fáceis do que você imagina. Uma coisa que você deve ter em mente é que a sua marca precisa estar em evidência no mercado.
Ao detectar a necessidade de comprar um produto, sempre temos marcas da nossa preferência, ou que vêm à nossa mente em um primeiro momento, antes de qualquer pesquisa. Esta lembrança é fortalecida pelos brindes promocionais.
 
 

Brindes em ações internas

Presentear colaboradores com brindes é uma prática muito interessante para aumentar o engajamento interno e até a produtividade dos funcionários. Isto porque receber presentes melhora o astral da equipe.
Outro fator importante é a percepção de valor do brinde por parte do time. Dar um brinde no valor de R$ 20,00, por exemplo, é muito mais efetivo do que uma bonificação de R$ 20,00 no salário.
Os brindes também podem ser utilizados como premiação em metas internas, como a meta da equipe comercial. Já pensou em presentear a sua equipe com um brinde de maior valor agregado?
Para ocasiões específicas, os brindes de maior valor farão mais sentido. Investir uma certa quantia para recompensar um colaborador ou uma equipe produtiva pode gerar um retorno ainda maior de produtividade e lucros para a empresa.
 
 

Brindes em ações externas

Presentar clientes e possíveis clientes não é uma tarefa tão fácil. Entregar algo que não tenha um valor percebido pode gerar um impacto negativo, porém, exceder o necessário por ser um prejuízo para o seu negócio.
O ponto principal desta equação é entender a relevância que o brinde terá para quem recebe e, com isso, compreender se o custo do presente está proporcional. Ocasiões de alta percepção de valor merecem brindes mais elaborados.
Mas como saber isso? Vamos aos exemplos, afinal, eles facilitarão a compreensão e farão você imaginar possíveis cenários positivos para a sua marca na gestão dos brindes promocionais.
Em uma feira ou um congresso, seu principal objetivo é fazer a sua marca atingir o maior número de pessoas, mesmo que estas não sejam possíveis clientes. Por isso, opte por canetas ou adesivos, que são mais baratos.
Já para presentear um grupo seleto de clientes, que consomem o seu produto ou serviço e te proporcionam um bom faturamento, invista em brindes mais elaborados, de acordo com possíveis necessidades dos mesmos.
 
 

Tipos de brindes promocionais

Cada presente será útil na vida de quem recebe de forma diferente. Presentear os participantes de um congresso com uma caneta tem efeito diferente do que uma caneca para clientes de uma determinada promoção.
 
 

Brindes duráveis

Itens com vida útil mais longa costumam fortalecer a marca de uma forma mais efetiva, pois eles estarão mais presentes na vida do cliente e, consequentemente, sua marca estará mais viva na mente deles.
Uma caneca, por exemplo, provavelmente estará presente em momentos como café da manhã ou da tarde do cliente. Com isso, em caso de o mesmo necessitar de um produto do seu segmento, que marca será lembrada?
 
 

Brindes não-duráveis

Se você presenteia um cliente com algum brinde que não estará presente por muito tempo em sua vida, precisa criar uma experiência com isso. As experiências mais marcantes são lembradas por muito tempo!
O segredo para este caso é aguçar os sentidos de quem recebe o brinde. A memória sensorial é uma importante aliada de marcas e estabelecimentos comerciais. Um exemplo são os aromas únicos em lojas, por exemplo.
O mais importante é que a sua marca seja lembrada mesmo quando o brinde deixar de existir. Este é o caso de comidas, por exemplo. Se você presenteia seus clientes com um delicioso bombom, o gosto ficará marcado e a sua marca também.
 
 

Brindes como aliados do marketing

Outra forma de utilizar os brindes promocionais são as ações de marketing. Os presentes podem ser importantes aliados no fortalecimento das vendas e no aumento do faturamento de determinada campanha.
Para promoções e ações de marketing, os brindes devem impactar o cliente de alguma forma. Podem ser utilizados tanto brindes promocionais duráveis quanto não-duráveis.
Uma estratégia interessante é entregar um brinde que esteja atrelado aos produtos que estão sendo consumidos. Um exemplo é, em uma loja de artigos esportivos, os clientes receberem um squeeze ao efetuarem uma compra.
Clientes de lojas de artigos esportivos geralmente praticam alguma modalidade, seja ela vôlei, futebol ou qualquer outra. O squeeze, certamente, será útil para a hidratação e o seu cliente carregará a sua marca por todos os lugares.
 
 

Conclusão

Por fim, é importante lembrar que os brindes promocionais são, na realidade, peças chave para a expansão do conhecimento da sua marca. Eles levarão o seu logo a lugares que você poderia nunca alcançar.
Fortalecer ações com camisetas, mochilas, canetas ou canecas, por exemplo, fará com que as pessoas que recebem tal brinde sejam divulgadores da sua marca. Ser lembrado é importantíssimo na decisão de uma compra.
Se você está considerando utilizar brindes promocionais nas estratégias da sua empresa, conheça a GoPromotion e encontre os melhores brindes para alavancar as ações internas e externas do seu negócio.
Você não fez alguma ação de marketing com brindes promocionais na sua empresa? Já presenteou seus colaboradores com canetas e outros itens? Qual foi o resultado? Você faria estas ações novamente? Conta pra nós nos comentários.
 
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